PIBID EDUCAÇÃO FÍSICA ALEGRETE: A IMPORTANCIA DO PIBID PARA CRIANÇAS DO 5° ANO

CLAUDIA LITIELE VESSOZI MARÇAL, Rodrigo Guterres

Resumo


Introdução: Integrar o PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA – PIBID, é uma experiência fascinante, é um aprendizado novo todos os dias. As experiências adquiridas vão além de curricular, são lições de vidas, trabalhamos com crianças com várias limitações, tanto física quanto psicológicas, o que nos motiva a tentar formar cidadãos mais conscientes dos seus direitos e deveres. Trabalhando com crianças que muitas vezes ainda estão em fase de alfabetização, temos chance de contribuir com conhecimentos desportivos e de valores, que os ajudaram a ter uma chance a mais de mudar seu presente e ter um futuro promissor. Objetivo: O presente trabalho tem como objetivo explicitar um pouco da experiência e da rotina que é desenvolver o projeto de Educação Física nos anos iniciais, com crianças do 5° ano de uma escola pública municipal. Metodologia: Foi feita uma analise da rotina proposta pelo PIBID, de brincadeiras psicomotoras, jogos cooperativos, que estimulavam a união entre as crianças. A pesquisa foi de caráter observatório e participativo, onde o observador assume uma posição ativa, envolvendo com o objeto pesquisado. Participaram da pesquisa 24 crianças com idades entre 11 a 12 anos, dos anos iniciais da Escola de Educação Básica Princesa Isabel, no mês de julho de 2017, na cidade de Alegrete/RS. Resultados: Todos alfabetizados e com algumas dificuldades próprias da idade, como falta de atenção e agitação. Uma turma com crianças com sua maioria participativos, raras são os que não gostam de participarem ou se renegam a colaborarem. E os poucos que não colaboram, são sempre meninas que preferem ir para pracinha se balançarem nos brinquedos dos menores. Além do Pibid, alguns participam de outro projeto no turno da tarde. Conclusão: Com o mundo digital cada vez mais inserido no dia a dia, sinto que o Pibid tem um papel fundamental em despertar e manter o interesse que a geração que esta no ensino médio, que muitas vezes já perderam. Trabalhando com crianças com o caráter ainda em formação, consigo transmitir o amor e a importância que a Educação Física tem no nosso dia a dia, tanto fisicamente como psicologicamente, seja incentivando com jogos de tabuleiro, como os fazendo dar os primeiros passos em jogos mais complexos para eles, mesmo com as dificuldades de um ambiente adequado, que temos que adaptar, percebe-se a contribuição deste programa na formação geral da criança.

 

 


Palavras-chave


Crianças. Futuro. PIBID

Texto completo:

PDF PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.