CONSCIÊNCIA ÉTICA DE ENGENHEIROS AGRÔNOMOS NA REGIÃO DA CAMPANHA
Resumo
A pesquisa foi desenvolvida no município de Bagé/RS, nos meses de maio e junho de 2022, na disciplina de Deontologia e Ética Profissional no curso de Agronomia do Centro Universitário da Região da Campanha, URCAMP, na cidade de Bagé. Os alunos elaboraram sete perguntas na qual foi disponibilizado através de um questionário online pela plataforma GOOGLE DOCS. Foram entrevistados 29 profissionais, e os dados coletados foram analisados e discutidos utilizando-se da estatística descritiva, utilizando o programa Excel. A partir dos resultados obtidos, constatou-se que mais de 64% são do gênero masculino com idade média de 45 anos, que atuam em diferentes áreas e que metade deles utilizam anotação e responsabilidade técnica (ART), mas mais de 70% dos profissionais não possuem conhecimento sobre as normativas do CONFEA/CREA. Acredita-se que em todas as profissões a conduta ética seja o ponto fundamental do exercício laboral, no trabalho do Engenheiro Agrônomo a conduta ética está inserida nos seus estudos em relação às dificuldades ligadas com a agricultura, assim como o comportamento do ser humano.
Texto completo:
PDFReferências
ALMEIDA, J. A Agronomia entre Teoria e a Ação. Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural (UFRS), 2004.
Código de ética profissional da engenharia, da agronomia, da geologia, da geografia e da meteorologia (2014), Artigo 9º, inciso IV. Nas relações com os demais profissionais. P 32 e Artigo 13º. Da infração ética P 37.
FARIA, H. M. e SILVA, R. J. Sistemas de gestão ambiental: Por que investir? Itajubá: 2007.
LAMAS, F. M. O papel do Engenheiro Agrônomo no mundo contemporâneo – RSS, 2017; Embrapa. Disponível em https://www.embrapa.br/noticias-rss/- /asset_publisher/HA73uEmvroGS/content/id/29084551. Acesso em 27 de maio de 2022.
SILVEIRA, E. R. et al. O conhecimento dos Engenheiros Agrônomos da Região Sudoeste do Paraná sobre o sistema profissional CONFEA-CREA. Revista Técnico-Científica do Paraná, 19 edição. Jul 2019 p.1a-8.
Apontamentos
- Não há apontamentos.