Desenvolvimento de uma ferramenta computacional para análise de dados não estruturados
Resumo
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
ABDULLAH, S. M ; ALI, S.M, MAKTTOF, A.B. Modifying Jaccard Coeffcient for Texts Similarity. Revista de Ciências Humanas y Sociales, Año 35, Nº Especial 19 (2019):2899-2921p.
ALDENDERFER, M. S.; BLASHFIELD, R. K. Cluster Analysis. Beverly Hills, CA: Sage, 1984. 88 p.
BOENTE, Alfredo Nazareno Pereira; ROSA, José Luiz Dos Anjos. Utilização de Ferramentas de KDD para Integração de Aprendizagem e Tecnologia em Busca da Gestão Estratégica do Conhecimento na Empresa. Seget, http://www. aedb. br/seget/artigos07/1219_Artigo% 20SEGET, v. 202007, 2007.
DA SILVA, Rogério Oliveira; SILVA, Igor Rodrigues Sousa. Linguagem de Programação Python. TECNOLOGIAS EM PROJEÇÃO, v. 10, n. 1, p. 55-71, 2019.
DE MEDEIROS, Wagner Oliveira; PINHO, Fabio Assis; CORREA, Renato Fernandes. APLICAÇÃO DE SOFTWARE DE MINERAÇÃO DE TEXTO NA REPRESENTAÇÃO DA INFORMAÇÃO DE OBRAS ARTÍSTICO-PICTÓRICAS. Logeion: Filosofia da Informação, v. 6, n. 1, p. 146-170, 2019.
DRIEGER, P. Semantic Network Analysis as a Method for Visual Text Analytics. Procedia - Social and Behavioral Sciences, v. 79, p. 04-17, 2013.
EVERITT, B.; LANDAU, S.; LEESE, M. Cluster Analysis. A Hodder Arnold Publication. Willey, London, 2001.
FERREIRA, Márcio Henrique Wanderley; CORREA, Renato Fernandes. Mineração de textos científicos: análise de artigos de periódicos científicos brasileiros da área de Ciência da Informação. Em Questão, v. 27, n. 1, p. 237-262, 2021.
FIORIO, Rosaine et al. Linguisticun: Uma Ferramenta de Auxílio ao Ensino da Língua Portuguesa e à Linguística Computacional. In: Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação-SBIE). 2019. p. 11.
GIL, Carmem Zeli Vargas; SEFFNER, Fernando. Dois monólogos não fazem um diálogo: jovens e ensino médio. Educação & Realidade, v. 41, p. 175-192, 2016.
KLEMANN, Miriam; REATEGUI, Eliseo; RAPKIEWICZ, Clevi. Análise de ferramentas de mineração de textos para apoio a produção textual. In: Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação-SBIE). 2012.
MAIA, Luiz Cláudio; SOUZA, Renato Rocha. Uso de sintagmas nominais na classificação automática de documentos eletrônicos. Perspectivas em Ciência da informação, v. 15, p. 154-172, 2010.
MARCUSCHI, Luiz Antônio. Gêneros textuais: definição e funcionalidade. In: Gêneros textuais e ensino. 2. ed. Ângela Paiva Dionísio, Ana Rachel Machado, Maria Auxiliadora Bezerra (Orgs). São Paulo: Parábola Editorial, 2003.
MATUI, Natália da Conceição. Mapeamento semântico do conceito de inovação para a ciência da informação: uma análise gramático-sistêmico funcional. 2020.. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Universidade Federal de São Carlos, 2020.
PEREIRA, Aden R. Análise contrastiva de verbos dicendi em textos jornalísticos de corpus paralelo português-espanhol à luz da Linguística de Corpus. In: NADIN, Odair FERREIRA, Anise A. G. D.; FARGETI, Cristina M. (orgs.) Léxico e suas interfaces: descrição, reflexão e ensino. São Paulo/: Cultura Acadêmica, 2016. pp. 177-197.
________; JURGINA, Daniele. A intermediação da Linguística de Corpus na análise e interpretação de dados quali-quantitativos dos gêneros discursivo-textuais nos processos de Ensino, Aprendizagem e Letramento de Línguas. Revista EALQ 2021.(no prelo)
SCARPA, Alice Duarte. Técnicas de processamento de linguagem natural aplicadas às Ciências Sociais. 2017. Tese de Doutorado.
SOUZA, Adriano; FORTES, Reinaldo; LIMA, Joubert. OLAP Textual com Múltiplas Hierarquias de Tópicos e Rankings Segmentados. In: Anais do XIII Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação. SBC, 2017. p. 480-487.
Apontamentos
- Não há apontamentos.