Percepção De Fatores Atrativos Na Escolha De Uma Opção De Lazer Noturno Na Cidade De Porto Alegre: O Retorno Das Redes Sociais

Fernanda Manini, Vinicius Ribeiro

Resumo


O presente tem como propósito identificar os fatores relevantes que determinam a escolha de determinado ambiente para lazer noturno na cidade de Porto Alegre. Para a realização deste estudo, foi conduzida uma pesquisa por enquetes aplicada em meio virtual. Essa pesquisa de campo foi feita elaborada com questões que buscavam traçar o perfil dos respondentes além de identificar preferências quanto a bares, casas noturnas e restaurantes, que no caso deste estudo, alvos de análise foram os meios de lazer noturno na cidade de Porto Alegre. Para aplicação deste questionário, optou-se por duas redes sociais disseminadas via web: Facebook e Orkut. Buscou-se também verificar o poder de disseminação da informação nessas duas redes sociais tão difundidas no Brasil. Foi traçado o perfil dos respondentes, divididos por rede social e também foi feita a análise, com o amparo estatístico do SPSS, para identificar possíveis relações de semelhanças de comportamento, bem como a percepção do que atrai no lazer noturno em Porto Alegre.


Texto completo:

PDF

Referências


ABRAMO, Helena Wendel, MARTONI, Pedro Paulo (Org.) Retratos da Juventude Brasileira: análises de uma pesquisa nacional. São Paulo: Editora fundação Perseu Abramo, 2008.

CERVO, Amado L.; BERVIAN, Pedro A. Metodologia Científica. 5 ed. São Paulo: Pretince Hall, 2002.

DUMAZEDIER, Joffre. Lazer e Cultura Popular. São Paulo: Editora Perspectiva, 1973.

FREITAS, Henrique, et al. Pesquisa via Web: reinventando o pape e a idéia da pesquisa. Canoas: Sphinx, 2006.

KOTLER, Philip. Administração de marketing: a edição do novo milênio. 10. ed. São Paulo: Prentice Hall, 2000.

MALHOTRA, Naresh K. (et al). Introdução à pesquisa de marketing. São Paulo: Prentice Hall, 2005.

PREFEITURA DE PORTO ALEGRE. Disponível em . Acesso em 25 de maio de 2011.

RECKZIEGEL, Daniela. Lazer Noturno: Aspectos Configuracionais e Formas e sua Relação com a Satisfação e Preferência dos Usuários. Dissertação de Mestrado, UFRGS, 2009.

RIBEIRO, V. G. ; MAZZILLI, C. P. . El uso de la Internet en las empresas gauchas. In: CLEI 98, 1998, Quito. Anais do XXIV Latinamerican Conference of Informatics CLEI 98, 1998. v. 2.

SAMARA, Beatriz Santos; MORSCH, Marco Aurélio. Comportamento do consumidor: conceitos e casos. São Paulo: Prentice Hall, 2005.

SHETH, Jagdish N; MITTAL, Banwari; NEWMAN, Bruce. Comportamento do cliente: indo além do comportamento do consumidor. São Paulo: Atlas, 2001.

SOLOMON, Michael R. O comportamento do consumidor: comprando, possuindo e sendo. 5ed. Porto Alegre: Bookman, 2002.

VERGARA, Silvia Constant. Projetos e relatórios de pesquisa em Administração. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2004.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.