EFICIÊNCIA PRODUTIVA DE OVELHAS EM LACTAÇÃO COM DIFERENTES NÍVEIS DE PROLIFICIDADE

José Carlos Ferrugem Moraes, Carlos José Hoff de Souza, João Carlos Pinto Oliveira

Resumo


O estudo investiga como a oferta de alimento entre o parto e o desmame e a prolificidade influenciam a produção de cordeiros, servindo como indicadores de bem‑estar e produtividade em ovinos de cria criados em campo nativo infestado com de capim Annoni. Foram analisados dados de 176 ovelhas (Corriedale, Corriedale/Booroola e Cruzas) distribuídas em três tratamentos com lotação entre 2,6 – 6,7 ovelhas/ha, com ou sem suplementação de concentrado. As ovelhas cruzas apresentaram peso pré‑ e pós‑parto maiores (+ 8 kg e + 4 kg) que as demais, enquanto a presença do gene Booroola não alterou significativamente o peso. Partos múltiplos aumentaram o peso pré‑parto, porém reduziram o peso pós‑parto devido à maior demanda lactacional. Nos cordeiros, as ovelhas Cruzas geraram cordeiros mais pesados em todas as fases (≈ 0,6 kg ao nascer, + 3 kg aos 38 dias e + 4 kg ao desmame). Partos duplos e triplos diminuíram o ganho de peso em ≈ 0,04 kg/dia, refletindo a maior competição por recursos maternos. A eficiência de desmame (kg de cordeiro/kg de ovelha) foi 10 % maior nas Cruzas, enquanto o tratamento com maior lotação reduziu essa eficiência em ≈ 9 %. A prolificidade ideal para sistemas extensivos do sul do Brasil varia entre 1,5 – 1,8 cordeiros por ovelha, e a lotação recomendada é ≤ 4,4 ovelhas/ha. O manejo adequado da nutrição, controle parasitário e idade materna (pico em 5 anos) são essenciais para otimizar peso materno, ganho de peso dos cordeiros e eficiência de desmame.

Texto completo:

PDF

Referências


BARROS, N.N.; SIMPLÍCIO, A.A. Produção intensiva de ovinos de corte. Documentos, Embrapa Caprinos, v. 37, n. Dezembro, p. 35, 2001.

RODRIGUES, G.R.D. et al. Valoração econômica para indicadores técnicos na produção de ovinos. Semina: Ciências Agrárias, v. 44, n. 1, 2023.

MADRUGA, M. A. et al. Cordeiros desmamados de diferentes tamanhos de ninhada submetidos a sistemas de alimentação contrastantes em pastagens tropicais. Pesquisa Agropecuária Brasileira, p. e03710, 30 maio 2025.

MORAES, J. C. F.; SOUZA, C. J. H.; OLIVEIRA, J.C.P. Valor da introdução do gene Booroola em rebanhos comerciais para produção de carne ovina. Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento, Embrapa Pecuária Sul, (Boletim de pesquisa e desenvolvimento / Embrapa Pecuária Sul. v. 43, p. 34, 2020.

MORAES, J. C. F.; SOUZA, C. J. H. A prolificidade e a produção ovina. Documentos, v. 160, p. 18–18, 2018.

SÁ, H. A. O. M. et al. Análise econômica de sistemas de produção de ovinos com diferentes taxas de natalidade. Revista de Gestão e Secretariado, v. 15, n. 10, p. e4197, 8 out. 2024.

R Core Team (2022). R: A language and environment for statistical computing. R Foundation for Statistical Computing, Vienna, Austria.

URL https://www.R-project.org/. Acesso em: 23 agosto 2025.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.